quinta-feira, 10 de setembro de 2015

DIFERENÇA ENTRE NOVELA NO BRASIL E JAPÃO


Telenovela é o termo criado pra definir produções produzidas na América latina, nasceu da junção tele, de televisão, e de novela que é usada pra definir gênero literário. A telenovela é definida como uma soap opera em forma de minissérie e tem como característica melodrama antigo, sendo uma junção do folhetim do século XIX com as novelas de rádio produzidas na America Latina (de onde veio o termo Soap Opera). As telenovelas brasileiras têm como característica ser exibida 6 vezes por semana, e tendo como grande monopolizadora a Globo e duração em media de 8 meses.O termo Drama japonês, ou Dorama (ドラマ)como é escrito em katakana, são produções que nasceram da Soap Opera. Os fãs internacionais chamam de Dorama (como é lido em katakana), como uma forma generalizada a produções asiáticas, batizando também as produções do Japão de J-Drama (Japanese Drama).
O Drama japonês tem uma média de duração de 3 meses, sendo as produções divididas por várias emissoras sendo só em Tokyo NHK ( canal 1 e 3 )NIHON ( canal 4 ), TBS ( canal 6 ), FUJI ( canal 8 ), ASAHI ( canal 10 ) eTOKYO ( canal 12 ). Em todos esses canais passam doramas ao mesmo tempo, sendo exibidos uma vez por semana, com excessão do NHK que não passa doramas. Seus lançamentos são ligados as estações do ano, assim cada faixa de horário temos 4 lançamentos ao ano.

Os critérios para avaliar novelas no Japão conforme as médias das audiências.
5 % : fracasso
10 % : razoável
15 % : sucesso
20 % : sucesso total
20 % : sucesso total

Em ambos os países, o maior destaque fica para a faixa das 9 horas, o horário nobre, assim canais fazem grandes investimentos pra suas produções, colocando grandes celebridades como protagonistas, filmagens fora do país, entre outras formas de cativar o público.


As diferenças entre os dois países ficam principalmente nos elencos mais enxutos por parte do Japão, enquanto no Brasil, temos produções com uma média de 40 personagens, porém chegando a ter casos de 100 personagens.
Outros números que chamam a atenção são a diferença de capítulos, enquanto as produções brasileiras podem chegar uma média de 170 episódios, as japonesas têm em torno de 11 episódios.

Outra diferença que chama atenção é que as produções brasileiras tendem a ser filmadas em estúdios ou cidades cenográficas. Raras são as novelas que utilizam demasiadamente de cenas externas. Por outro lado, as produções japonesas, não utilizam cidades cenográficas, utilizando sempre de cenas externas. Isso se deve também a um fator da escolha da produção, como também de sua população. No Japão é comum ser rodado filmes e novelas sem trazer grandes incômodos a sua população, sendo inclusive, alguns casos, podendo se filmar sem se utilizar de figurantes, mas dos próprios cidadãos na rua. Isso no Brasil são raros os casos, sendo usado de praxe da figuração pra uma cena.


No Brasil, suas tramas normalmente são originais, sendo que às vezes, baseado em livros populares da literatura brasileiras. Um dos grandes autores que teve diversas adaptações foi Jorge Amado, tendo às vezes, junções de suas obras numa única novela pra preencher a lacuna exigida de tantas tramas e personagens.
No Japão, as tramas, normalmente são baseadas em livros e quadrinhos, além de uma parcela também original. Pode parecer inusitado, porém, as produções japonesas baseadas em quadrinhos são uma realidade, pois o mercado por lá não é focado na criança e no adolescente como no ocidente. Tendo um mercado bem definido, a maioria das produções acabam se focando no gênero Shoujo e Josei, que são focados respectivamente no público adolescente e adulto feminino. Também existem novelas baseadas em quadrinhos Shounen, para o público masculino adolescente.



O beijo

Pra quem vê dorama ném adianta ficar esperando por grandes beijões, com  exceção de alguns seletos doramas, na maioria os beijos são apenas selinhos rápidos, e em alguns eps. somente, isso porque no Japão essas demonstrações públicas de amor são tidas como imorais o que acaba sendo também mostrado nos doramas. Já nas novelas brasileiras existem beijos de montão e muito mais.


Nas novelas brasileiras, sempre mesmos atores e atrizes atuam nas novelas, pois a Rede Globo fecha contratos diretamente com eles, através do qual proíbe eles de atuarem nas outras emissoras. No Japão, atores são independentes apesar de ser pertencidos a algumas agências. Eles têm liberdades para atuarem em novelas de todas as emissoras. Aliás, no maioria dos casos, eles precisam passar no test para conseguir um papel na novela.
No Japão os doramas costumam ter uma ou no máximo duas músicas tema, que geralmente grudão na cabeça e nos fazem lembrar do dorama a cada vez que escutamos a música tema depois. Já no Brasil existem várias músicas nas novelas, sendo nacionais e internacionais.


Bom pessoal, essas são algumas diferenças entre as novelas brasileiras e os doramas japoneses, é claro que devem existir mais, mas essas devem ser as principais.



4 comentários:

  1. Sopa ópera na verdade como deixa claro pela tradução era a marca de sabão em pó que patrocinava essas atrações nos EUA, (já li sobre o assunto), mas a matéria está muito coesa e curti muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soap ópera* porque o público feminino ficava até então em casa realizando tarefas do dia a dia então se criou agregar produto mais mídia.

      Excluir
    2. Vlw!! Muito obrigada pelo seu comentário!! ;)

      Excluir
    3. Gosto muito da Page as vezes a gente lê e não curti,(curtir no sentido de apertar o botaozinho ),mas continue o bom trabalho.

      Excluir